segunda-feira, 4 de julho de 2011

Patrimonio Historico Cultural e Acessibilidade, como conciliar?



Polêmica em Ouro Preto na semana que a cidade completa 300 anos

Abaixo seguem dois link que abordam a seguinte situção da cidade histórica de Ouro Preto: modivicar caracteisticas físicas de uma/ ou umas de suas principais ruas.
Diante disso a população se divide perante o assunto sobre o que fazer netas cituação onde de um lado está a necessidade de acessibilidade, gerando a inclusão social, e do outro o fator patrimônio histórico que pode ser descaracterizado e perder seu valor.
Então, seria possível nesta cituação conciliar patrimônio histórico e a acessibilidade mantendo os objetivos de ambas? Existem outros exemplos similares a este e, qual foi a sua resolução?
Para contribuir neste diálogo segue abaixo o link para a materia exibida no Jonal do SBT nesta madrugada, 04/07/2011, e uma materia do inicio da descursão na câmara de Ouro Preto, de novembro de 2010.

http://www.sbt.com.br/jornalismo/noticias/?c=7061&t=Polemica+em+Ouro+Preto+na+semana+que+a+cidade+completa+300+anos

http://www.cmop.mg.gov.br/index.php?option=com_content&view=article&id=1370%3Acamara-e-comunidade-debatem-acessibilidade-em-ouro-preto&catid=61%3Areunioes
Wangles Avelis.

Inclusão Social e Turismo, uma caminha, uma boa caminhada!

Seria correto eu afirmar que a inclusão social através do turismo ainda caminha a passos lentos? Que confundem a geração de emprego e renda como inclusão?Acho que , infelizmente, as pessoas ainda não atinaram para a importãncia da valorização do residente.Vejo isso aqui em Saquarema. Turismo de massa, sol e mar e tanta cultura ainda de fora do atrativo turistico Parte do poder público se manifestar primeiro ou a comunidade?

Obrigada

Claudia Borges - Aluna do curso de Licenciatura em Turismo UFRRJ.

***********************************************************

Embora tenha havido um certo progresso quanto a Inlcusão Social no Turismo, é bem correto afirmar que ainda caminhamos a passos lentos em relação a este assunto. No que diz respeito ao território brasileiro, onde ainda são necessários diversas espécies de investimentos devido a entraves socioeconômicos, a Inclusão Social enfrenta certos desafios para se desenvolver de forma justa.



Na grande maioria dos casos, o poder público visa aquilo que lhe apraz cabendo à comunidade portanto, gerar uma "espécie de pressão" e exercer seu poder político. Daí a importância do turismólogo em estudar e desenvolver o fenômeno turístico de maneira consciente.



Parabéns pela observação!

Att,

Viviane - Tutora de Turismo e Inclusão Social UFRRJ.